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thiagomed@gmail.com DRIVER DETAIL -- THIAGO MEDEIROS One of the most dominant competitors in Indy Racing League Indy Lights history, Medeiros switched from rear-engine cars to those with the engine in front for 2006 (at least for most of the season), competing in the USAC Silver Crown Series – the second South American driver in history to race in the series. The amiable Brazilian earned two top-five finishes in just seven starts, including a season-best fourth at Iowa Speedway in his rookie season in the Silver Crown Series. Medeiros holds many records in Indy Lights competition, including consecutive victories and poles, wins and poles in a season, and consecutive laps led and laps led in a season. Career Highlights (Through 2006 Season) · 2004 Indy Racing League Indy Pro Series champion · Best USAC Silver Crown Series Race Finish: 4th (Iowa, 2006) · Career USAC Silver Crown Series Starts: 7 · One (1) career Indianapolis 500 start

Sunday, September 09, 2007

“Aqui na reta sem motor não vai”, comenta Thiago Medeiros



Thiago Medeiros, a exemplo de uma dezena de pilotos, sofreu com a falta de potência nas retas do anel externo de Curitiba. Depois do treino de ontem a equipe RC3 Bassani decidiu trocar o motor. Com um novo propulsor melhorou a reta, mas ainda faltou. “Aqui na reta sem motor não vai. É impressionante. O carro é bom, mas não é rápido. Falta alguma coisa no motor, e em um treino equilibrado como este qualquer cavalo que falta no motor faz perder dezenas de posições”, desabafou Medeiros.

Na primeira saída do Box, ainda com pneus velho, consegui sair atrás do Muffato, e isso foi bom pois deu pra aproveitar um bom vácuo.

Depois quando saí com o primeiro jogo de Pneu novos virei rápido, o carro melhorou muito de tração e velocidade de saída de curva, mas infelizmente não tive nenhuma ajuda de vácuo e isso fez falta, ainda mais não sendo tão rapido de reta quanto os outros carros.



Quando percebi que não era rápido de reta pedi para o Edu, chefe da equipe, para me soltar atrás do David. Novamente melhorou bastante o tempo, só de vácou apareceram 0.3 décimos, mas mesmo no vácou do David ele abria um pouco quando colocava quarta e quinta marchas... Eu particularmente acho que perdemos em algum componente mecânico giratório que faz com que meu carro perca potência em alta velocidade e isso, aqui nessa pista, é fatal.

Acho que pode ser motor, câmbio, diferencial, ou cardan. Se qualquer um deles tiver mais atrito do que o normal, podemos estar perdendo bastante, mas vamos descobrir isso quando colocarmos o carro nos dinamômetros de motor (só o motor) e de rolo (um dinamômetro estático onde é colocado o carro todo) nas próximas semanas.



Thiago Medeiros ficou com a 44ª colocação no treino com apenas 0.853 de diferença para o mais rápido. “Se eu melhorasse dois décimos, ou melhor, tivesse dois décimos a mais de motor, estaria largando no meio do grid. Faz parte. Esta é a regra e espero largar na próxima etapa em Brasília no final de semana do dia 23”, finalizou o ex-piloto de IRL.

Ficar de fora de mais uma etapa é realmente frustante. Nessa classificação, eu realmente fiz tudo o que era possível e até o que era impossível. Ainda mais sabendo que tinha um carro rápido nas curvas porque era muito bem equilibrado.
Não dava para andar mais rápido contornando os esses e as curvas, comparei com a telemetria de outros pilotos e eu era tão rápido quanto eles, infelizmente só perdia de reta.

A prova deste sábado terá transmissão ao vivo pela Rede Globo a partir das 10h15.

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